Serviço Social - Paróquia São José - Olímpia/SP

Serviço Social

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, documento que orienta a caminhada da Igreja no Brasil, contempla, no número 81:

“Se as fontes da vida da Igreja são a Palavra e o Sacramento, o centro da vida cristã é a caridade, o amor-doação, o amor que vem de Deus mesmo e que o Apóstolo Paulo aponta como o mais alto dos dons (cf. 1 Cor 12,31). ‘Deus é amor. E quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele’ (cf. 1 Jo 4,16). A nossa resposta é acreditar no amor de Deus. Aqui se encontra o distintivo dos cristãos nas palavras do próprio Jesus: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes um s aos outros’. (cf. Jo 13,34s). Aqui reside, também, a razão fundamental do crescimento da Igreja, não por proselitismo, mas por atração, pelo testemunho. Podemos ainda também afirma que “toda atividade da Igreja é a manifestação de um amor que procura o bem integral do ser humano, amor este que é o melhor testemunho do Deus que acreditamos”.

O Serviço Social consiste num organismo pastoral que tem a missão de tornar realidade o Ministério da Caridade, congregando os diversos projetos da Paróquia São José que atuem nesta dimensão.

Criado há apenas 4 meses, busca ser, antes de tudo, uma resposta aos inúmeros desafios sociais existentes no território da Paróquia São José, dentre eles a pobreza crescente, o desemprego e o alto índice de famílias que saem de outras regiões do país e aqui se instalam em busca do que chamam “uma vida melhor”.

O projeto “PÃO PARA QUEM TEM FOME”, o primeiro do Serviço Social, atende mensalmente, cerca de 25 famílias carentes, através de cesta básica. O alimento é arrecado nas comunidades todo segundo domingo do mês, denominado “Domingo Solidário”.

Conforme a necessidade, a equipe do Serviço Social, através de visitas, realiza o processo de triagem, cujo principal objetivo é constatar a real necessidade dos que solicitam ajuda e, se confirmada, o alimento é encaminhado. Busca-se também fazer um levantamento da constituição familiar e encaminhamentos diversos, conforme a necessidade.

Cerca de 10 membros compõe a equipe do Projeto “Pão para quem tem fome”, sendo necessária a colaboração de mais pessoas que se identifiquem com esta missão que, além do “pão material” leva também “o pão espiritual”, Jesus Cristo.

Quem desejar colaborar, seja através da doação de alimento, seja através da prestação de serviço, pode entrar em contato com a Casa Paroquial.

Avenida José Rodrigues da Silva, 472 – Jd. São José

AÇÃO SOCIAL